Pages Navigation Menu

Vida outdoor, Ornitologia, Literatura Selvagem

Bico multiuso

Texto de Marco Aurélio Pizo

Bico multiuso

Se na clássica história infantil Chapeuzinho Vermelho encontrasse um tucanuçu (Ramphastos toco) vestido de vovozinha no lugar do lobo-mau, teria que ter tempo para ouvir a resposta à pergunta “Por que este bico tão grande?”

 

Tucanuçu (Foto de Jarbas Mattos)

Tucanuçu (Foto de Jarbas Mattos)

Sim, pois além de se equiparar à cauda do pavão em extravagância e beleza, o bico do tucanuçu tem múltiplas funções.  Proporcionalmente ao tamanho do corpo, é seguramente dos maiores bicos que existe, representando de 30% a 50% da superfície corporal do tucanuçu 1. Com ele, estas aves são capazes de apanhar os frutos mais difíceis de alcançar e também predar outras aves e seus ovos. Mas se fosse apenas por esta função trófica 2, seria difícil imaginar o papel das cores que ornamentam o bico. Certamente elas têm a ver com disputas entre indivíduos do mesmo sexo ou ainda com a escolha de parceiros sexuais. Seguindo a lógica dos mecanismos de seleção sexual, podemos imaginar que cores fortes e vibrantes indicam indivíduos igualmente fortes e saudáveis e por isso preferidos como parceiros para acasalamento.

Tucanuçu  (Foto de Jarbas Mattos)

Tucanuçu (Foto de Jarbas Mattos)

Como se não bastasse, o bico do tucanuçu funciona ainda como um grande radiador para a dissipação do calor corporal. Provido internamente de uma rede de capilares, ajustes vasomotores permitem aos tucanuçus direcionarem a circulação sanguínea para o bico quando a temperatura corporal excede certo valor, permitindo assim que o calor se dissipe do sangue para a atmosfera 1. Uma solução evolutiva providencial para quem, como todas as aves, tem o corpo revestido por penas que, por serem boas isolantes térmicas, costumam dificultar a perda de calor corporal. Felizes estes tucanuçus que já nascem com seus próprios canivetes suíços na forma de um bico multiuso.

 

Para saber mais:

1 Tattersall, G. J., Andrade, D. V., & Abe, A. S. (2009). Heat exchange from the toucan bill reveals a controllable vascular thermal radiator. science, 325(5939), 468-470. http://www.sciencemag.org/content/325/5939/468.short

2 Trófico é adjetivo que se refere ao próprio alimento ou ao processo de alimentação.

3 Comentários

  1. Excelente – como de costume!

  2. Muito bom!

  3. É verdade. Porém, apesar do tamanho, o bico do tucano é uma estrutura bem leve.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *